Archiprix Portugal


...

Júri / Jury

Archiprix Portugal 2018

 

Alejandro Hermida

Arquitecto e Mestre em Conservação e Restauro do Património Arquitectónico pela Universidade Politécnica de Madrid. É Professor Associado desde 2009 na Universidade Alfonso X el Sabio. Foi professor convidado em numerosas universidades, workshops e conferências nacionais e internacionais. Dedicou sua atividade profissional ao restauro e análise histórico-construtiva de edifícios históricos e sítios arqueológicos de diferentes tipos e cronologias na Espanha, Marrocos e Peru. Coordenador do Concurso de Arquitectura Richard H. Driehaus, do Prémio Richard H. Driehaus de Artes de Construção, a Rede Nacional de Mestres Tradicionais da Construção e o Prémio Rafael Manzano de Arquitetura Tradicional Nova, membro do Conselho de Administração da ONG Terrachidia, Vice-Presidente da INTBAU Espanha e Professor do Centro de Pesquisa em Arquitectura Tradicional (CIAT).


 

Domingos Lopes

Professor Auxiliar com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É licenciado em Engenharia Florestal pela UTAD (1992) e em Arquitetura Paisagista pela mesma universidade (2010). É mestre em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural, pela UTAD (1999) e em Arquitetura Paisagista, pela Universidade de Évora (2017). É doutorado pela Universidade de Kingston, no Reino Unido (2005). Fez a sua agregação na UTAD, em Ciências Agronómicas e Florestais (2016). É atualmente Diretor do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, onde leciona. Tem desenvolvido investigação em Engenharia Florestal e em Arquitetura Paisagista


 

Paula Santos

Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1986.

Professora de projecto na Universidade Lusíada, de 1997 a 2006. Professora convidada do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Estudante de Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos  de 2007-2010

Vogal do Conselho Directivo da SRN da Ordem dos Arquitectos de 2010-2013. Fundadora e sócia da empresa sátira design de 1996 a 2000.Constitui escritório próprio e a empresa paula santos I arquitectura lda, em 1999, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos. Tem inúmeras obras publicadas e tem participado em exposições, conferências e workshops nacionais e internacionais. 


 

Mário Sua Kay

Arquitecto (Universidade de Westminster, Londres 1979), com um BA Hons e um Mestrado em Arquitectura. É membro do Royal Institute of British Architects e da Ordem dos Arquitectos Portugueses em Portugal.

Começou a sua carreira profissional a trabalhar em Londres, em projectos de reabilitação urbana no centro da cidade. Em 1981 mudou-se para Lisboa e em 1984 fundou a Sua Kay Arquitectos. Nas últimas três décadas tem orientado o trabalho de design do atelier numa extensa carteira de projectos premiados tanto em Portugal como no estrangeiro. 


 

Marta Labastida

Arquitecta (ETSAB-UPC, Barcelona 1998), Máster em Arquitectura da Paisagem (ETSAB-UPC, Barcelona 2000) e Doutora em Arquitectura: Cidade e Território (EAUM, Guimarães 2013). Investigadora no LAB2PT na Universidade do Minho. Docente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM) desde 2002. É Diretora do Centro de Estudos da EAUM e investigadora no Landscape, Heritage and Territory Lab (Lab2PT). Desde 2001 trabalha como arquitecta associada ao Arq. Carlos Maia. Formou parte da equipa de redação do JA entre 2012-14 e da equipa da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016 no âmbito do Concurso de Universidades (co-curadoria com o Arq. Rui Mendes). Trabalhou com o Arquitecto Manuel de Solà-Morales e trabalhou no CRPP - Centre de Recerca i de Projectes del Paisatge da UPC com a Arquitecta Rosa Barba.


 

Miguel Amado

Miguel Amado é arquitecto desde 1989. Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, Doutorado em Engenharia do Ambiente e Agregação em Arquitectura. É pós-graduado em Reabilitação de Centros Urbanos e em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental na Perspectiva das Comunidades Europeias. É professor associado com agregação do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e responsável pelo GEOTPU.LAB. Foi fundador do Atelier Miguel Amado Arquitectos em 1989 onde se mantem até hoje.


 

Pedro Frade

Em 2016 completa o Mestrado em Arquitectura no Da/Ual, Lisboa, com a dissertação Casa, Cozinha, Horto, em Alcácer do Sal, com a qual vence o prémio Archiprix Portugal 2017. Desde 2014 é colaborador no atelier Francisco Aires Mateus arquitectos.