Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
NOMEADO
PARQUE URBANO DO VALE DO CÁSTER E AS SUAS LIGAÇÕES
Universidade do Porto

O projeto do parque urbano do rio do Cáster, contêm também uma análise e proposta para a envolvente do parque, intervindo assim nas suas ligações quer nas ruas como espaços expectantes.

A necessidade de estudar as ligações ao parque surge com o intuito de potencializar os seus benefícios, criando uma floresta urbana para evitar que se torna numa “ilha verde”. O objetivo é identificar e estudar as suas ligações, para propor soluções onde se privilegie a presença da estrutura verde e áreas permeáveis nas ruas sem prejudicar o trânsito automóvel.

O parque pretende ser multifuncional, com diversas oportunidades recreativas e sensoriais. Com aproximadamente 45ha (14ha fase 2), o parque apresenta diferentes tipos de espaços, como lagos, matas, clareias, zonas desportivas e de estadia. Ainda se pretende que seja um espaço pedagógico, com a preferência de espécies autóctones para assim elevar ao máximo o valor e os benefícios do parque para a comunidade e também dignificar os valores paisagísticos, como a existência de árvores de grande porte, uma mata/bosque formada principalmente por espécies autóctones, património e o rio.

O parque terá dois lagos, um mais natural possível e outro com uma zona balnear para as pessoas possam desfrutar de uma piscina ao ar livre.

As margens do rio serão requalificadas com o intuito de as tornar mais naturais e assim criar maior diversidade de relações ecológicas.

Em todo parque é possível encontrar clareiras fechadas, pois pretende que os visitantes tenham diferentes sensações cada vez que entram nas diferentes clareiras.

Ainda se propõe um skatepark, parede de escalada, parque infantil, zonas de equipamentos, anfiteatro e um passadiço de madeira com algumas elevações de forma a uniformizar o declive entre o castelo e o rio.

Portanto, este projeto interviu nas ligações ao parque oferecendo a população a oportunidade de se mover a pé pela cidade e um parque urbano com diversas oportunidades e espaços para toda a população.