Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
RECONEXÃO
Universidade Autónoma de Lisboa

Sines: uma ligação ao mar
A intenção deste projeto é intervir num espaço que, devido às profundas transformações que sofreu, tornou-se um enorme vazio inabitado na cidade de Sines.
Esta tese nasce de um confronto pessoal e emocional com a pedreira de Sines.

O projeto desenvolve-se com uma intenção precisa e simples, contrária à tendência de superlotação de elementos no espaço, uma arquitetura elementar e pura, com a intensão única de criar novas interações.
A perda da relação com a natureza, num contexto em que a realidade industrial toma precedência, é restaurada com um projeto que se insere na pedreira de Monte Chãos, ligando-a ao mar através de um canal gerando um novo cenário: uma piscina oceânica.
O fio condutor é a presença majestosa da natureza que, na história do lugar, tem sido de primeira importância, manifestando-se com seus elementos e seres vivos, estudando-a nas relações que esta tem com o ser humano e com a arquitetura.
Pretende-se deste modo agir conscientemente em relação ao ambiente natural através da arquitetura e dar ao homem um novo espaço onde ele possa contemplar a sua beleza, onde possa imaginar, interagir livremente e viver.