Archiprix Portugal


    Instagram 

< PREVIOUS • NEXT >
...

Regulamento

Poderá consultar o regulamento em pdf aqui.


Calendário

13 Novembro 2019 – Abertura das inscrições

27 Janeiro 2020 – Data limite para submissão de inscrições

Prazo das candidaturas estendido até às 24:00 de 10 de Fevereiro

Março de 2020 - Anúncio de finalistas

Maio de 2020 - Cerimónia de entrega de prémios


Inscrição

1. Preencher a Declaração de Elegibilidade.

2. Preencher o Formulário de Inscrição, anexar a Declaração de Elegibilidade e submeter. 

3. Aguardar pelo email de validação da inscrição para então submeter os Elementos a Concurso.


Perguntas frequentes

1. O que devo fazer depois de enviar o formulário de inscrição?

Depois de enviar o Formulário de Inscrição a sua inscrição é validada dentro de 48 horas. Se a inscrição for considerada válida recebe um email com informações para o envio do projeto. Se a inscrição não for considerada válida, recebe por email instruções no sentido de poder retificá-la.

2. Aguardei 48 horas pela validação da inscrição e não recebi um email com a validação da inscrição, o que devo fazer?

Se não recebeu o email com a validação da inscrição dentro de 48 horas verifique a sua pasta de Spam/Junk Mail ou contacte-nos enviando um email para info@archiprixportugal.org com o assunto "Aguardo validação da inscrição!". Entraremos em contacto consigo logo que possível.

3. Qual o critério para o número de candidaturas possíveis por instituição de ensino?

O número de candidaturas é definido com base nos números clausus estabelecidos a partir dos dados públicos da DGES. No regulamento consta a listagem com o número máximo de candidaturas por Instituição de Ensino. 

 4. Desenvolvi e fiz a entrega do meu projecto em 2019 mas só vou fazer a defesa pública em 2020. Estou elegível para a participação na edição Archiprix Portugal 2020?

Não, pois a data de conclusão do curso que constará no certificado de grau de mestre será de 2020, deverá concorrer à edição de 2021.

5. Em que consiste a primeira avaliação do Júri?

Trata-se duma primeira seriação dos trabalhos a concurso. Esta avaliação é concebida de forma que os concorrentes não incorram em custos (impressão de painéis, correio...) e que o Júri consiga avaliar com simplicidade e rigor uma grande quantidade de trabalhos. A avaliação é realizada individualmente por cada um dos elementos do Júri, em desconhecimento dos seus pares, durante o período de um mês. Para isso o Júri dispões de um .pdf em alta resolução com os trabalhos a concurso, e de um compêndio impresso em papel e enviado pela organização do concurso diretamente para cada um dos membros do Júri.

 

Na primeira avaliação dos trabalhos a síntese de conteúdos é muito importante para que o Júri consiga por um lado absorver a informação mais relevante e por outro ficar com uma boa impressão do âmbito do trabalho. Neste sentido o tamanho de letra deve ser tido em conta pois as fontes pequenas tem uma leitura difícil. Os gráficos com muito pormenor têm também uma leitura difícil. As ideias chave devem estar na memória descritiva para garantir que o Júri entra bem no projeto.

6. É possível introduzir melhorias ao trabalho?

É possível melhorar o trabalho para a avaliação final onde são admitidas maquetes e material audiovisual.

7. Como sei que sou finalista?

Em meados de Março será enviado um comunicado para cada um dos concorrentes anunciando a passagem (ou não) à fase de finalistas. Esse mesmo comunicado contém toda a informação relevante para a montagem dos painéis e maquetes, incluindo o pedido de conteúdos para comunicação mediática e publicação do anuário.

8. Na minha faculdade o trabalho de fim de curso é teórico. Como posso participar no Archiprix?

É do nosso conhecimento que os trabalhos de fim de curso em certas instituições de ensino consistem em períodos de estágio ou em dissertações estritamente teóricas, sem qualquer cariz projetual. Sendo a componente projetual uma condição obrigatória para a candidatura ao Archiprix, nestes casos em que o programa curricular do último ano de estudos não tem uma componente de projeto, aceitam-se a concurso os trabalhos realizados no ano imediatamente anterior (2018) desde que estes contenham a necessária componente gráfica e projetual, mesmo que em rigor esses trabalhos não sejam o "trabalho do fim de curso".

9- O que é o Conselho Consultivo Archiprix Portugal?

O Conselho Consultivo tem como funções o aconselhamento e a emissão de parecer sobre as questões colocadas pelo conselho executivo e o apoio em quaisquer outras questões que os seus membros entendam dever discutir e pronunciarem-se. 

O Conselho Consultivo Archiprix Portugal 2020 é constituído por individualidades de reconhecido mérito e competência em ligação com cada um dos parceiros do Archiprix Portugal, nomeadamente:

  • Rita Pinto Coelho, Presidente da Fundação Serra Henriques
  • Henk Van der Veen, Director do Archiprix Internacional
  • José Manuel Pedreirinho, Presidente da Ordem dos Arquitectos
  • Ana Tostões, Presidente Do.co.mo.mo. Internacional
  • José Mateus, Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa
  • Nuno Sampaio, Director da Casa da Arquitectura
  • Luís Pedro Cerqueira, Presidente da Associação Portuguesa de Urbanistas
  • Pedro Gadanho, Director do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
  • Jorge Cancela, Presidente da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas

 

CANDIDATURAS

2019-11-13