Archiprix Portugal
Portugues English

Vista aérea sobre o Paço Ducal de Vila Viçosa
Vista aérea sobre o Paço Ducal de Vila Viçosa

Maquete
Maquete

Desenhos
Desenhos

Ortofotomapa da proposta
Ortofotomapa da proposta

Maquete
Maquete

Espacialidades existentes a preservar e novas espacialidades propostas
Espacialidades existentes a preservar e novas espacialidades propostas




ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA
Universidade de Lisboa

O Paço Ducal de Vila Viçosa começou a ser construído em 1501, tendo sido continuamente ampliado e alterado até hoje, possuindo uma arquitectura influenciada por diversos tempos. Hoje é gerido pela Fundação da Casa de Bragança e encontra-se num estado de carência de programa de apoio à sua natureza museológica e cultural.
A zona a Norte do Paço, denominada de “ilha”, foi definida como a área de intervenção por ser composta por construções secundárias ao Paço, com menor valor patrimonial.
Entre estas construções centenárias e a paisagem adjacente, procura-se desenhar um Paço mais convidativo, um espaço público qualificado, com programas de utilidade pública interceptados com os programas culturais e turísticos. Com o objectivo principal de restabelecer uma relação perdida entre a população local e o seu património, criam-se novas relações do interior do Paço com a envolvente urbana.
A essência espacial e estrutural das construções existentes é respeitada, tirando proveito da variedade de experiências espaciais que oferece. As novas construções ampliam essas qualidades, oferecendo novas especialidades e experiências. Instaladas nos limites da “ilha”, estas construções interagem com os muros que estabelecem esse limite, numa relação de simbiose entre as entidades. Muito próximos, mas com presença discreta, os novos edifícios ampliam as possibilidades daquele lugar, tornando-o mais dinâmico.