Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
DA GASTRONOMIA E DA ARQUITECTURA
Universidade do Porto

UMA APROXIMAÇÃO À PASTELARIA
Esta presente exploração de carácter teórico-prático tem origem naquela que constitui ser para mim uma paixão antiga: a pastelaria. Através de um percurso delimitado pelos quatro momentos de uma refeição − entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa − são concebidas análises aos múltiplos pontos de contacto entre as esferas da arquitectura e da gastronomia, sempre em contante e gradual aproximação à arte da pastelaria, aquela que se considera constituir a participante gastronómica mais intimamente relacionada − e relacionável − com a arquitectura.
Assim, desenvolve-se uma investigação em torno do domínio gastronómico na sua relação com a produção espacial, indagando-se sobre o papel do paladar na produção arquitectónica. Estudam-se, numa primeira abordagem, os espaços de confecção e consumo alimentar ao longo da história, enverando-se de seguida por discussões de cariz mais fortemente teórico e filosófico em torno da problemática do “gosto” e do papel e valor hierárquico dos sentidos. Neste contexto são convocadas múltiplas construções mentais, procurando-se identificar e formalizar um conjunto de preâmbulos limitados − triângulo arqui-gastronómico −, capaz de se constituir orientador do processo de percepção do sabor arquitectónico e, consequentemente, chave a um aproximar à experienciação da degustação espacial.
A concretização final desta busca gradual, a sobremesa, culmina na materialização física de quatro projectos-síntese de pastelaria, reflexos de quatro diferentes degustações espaciais de obras arquitectónicas de renome, constituindo-se estes fruto cumulativo do percurso investigativo teórico e prova de que a arquitectura pode ser sentida com a boca e ter, de facto, sabor.