Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
A ROTA DO OURO NEGRO
Escola Superior Artística do Porto

UM TROÇO DE GUERRA FRIA
As montanhas escondem lugares, distinguem paisagens e criam am¬bientes. Ambientes que não se repetem, mas que se transformam dando lugar a planaltos, escarpas rochosas, áreas densas de floresta, campos e socalcos agrícolas.
Em Arouca, Aveiro, sobressai uma paisagem capaz de contar histórias que outrora refletiam tempos árduos e de guerra. Hoje, o que resta são ruínas. Ruínas que estabelecem uma simbiose entre o homem e a natureza, numa constante ligação entre as estruturas mineiras e a paisagem rural, tornando-o num território frágil e singular que demanda preservação.
A arquitetura surge como um elemento integrante da paisagem capaz de reavivar lugares, garantindo-lhes igualmente um futuro. Foi desta forma elaborado o projeto, Um troço de guerra fria, que visa a valorização do património industrial mineiro nos complexos de Regoufe e Rio de Frades.
O tema desenvolvido faz parte da rota do ouro de negro, que é constituída por três projetos de quinto ano, independentes, localizados em pontos distintos no território arouquense, relacionando-se através de um percurso pedonal.
A construção de um programa inserido nos complexos caracteriza-se por uma intervenção cirúrgica, pontual e estratégica baseada no entendimento das estruturas industriais e do seu funcionamento. Assim, desenvolveu-se Um troço de guerra fria, um espaço museológico e arqueológi¬co permanente que tem como objetivo promover o estudo dos complexos mineiros de Regoufe e de Rio de Frades no campo da Arqueologia, Geolo¬gia e da História.
Propôs-se introduzir no complexo mineiro de Rio de Frades um percurso interpretativo, bem como elementos que complementam a visita, e no complexo mineiro de Regoufe um centro de investigação e habitações temporárias para investigadores. Os dois complexos mineiros fundem-se através do desenho de um percurso que incorpora troços antigos, usados pelos mineiros, promovendo uma melhor compreensão da transformação do território e da paisagem.