Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
A CASA METAMÓRFICA
Universidade de Lisboa -
Faculdade de Arquitectura

habitação modular, exível, personalizável e impressa
Com a análise de Lisboa entende-se uma necessidade de potencializar as suas áreas urbanas fragmentadas. Com a oportunidade da proposta do Parque Urbano do Rio Seco é possível gerar uma continuidade na cidade graças ao elemento verde e repensar os limites do construído com o mesmo.

O projeto proposto, é inserido nesta proposta urbana, onde se procura uma consolidação do Bairro do Rio Seco que se localiza entre o Vale do Rio Seco e o Palácio Nacional da Ajuda, sem que este perca as suas características identitárias. Considerando as direções das preexistências da malha urbana, a sua escala, e a intenção de manter a característica de ruralidade na cidade, são criados 59 lotes de 4 áreas diferentes que possibilitam a integração de tipologias unifamiliares flexíveis com logradouro. Quando agregadas estas formam quarteirões, ruas e cinco praças com espaços verdes, que marcam o percurso ao longo do bairro, e que ao mesmo tempo ajudam a garantir a segurança do mesmo quando ocupados, graças aos seus enquadramentos visuais.

Para o desenvolvimento deste trabalho é explorado um sistema de projetar habitações unifamiliares modulares, flexíveis e personalizáveis, que pretende operar em nova construção e em preexistências, graças à especulação do potencial tectónico permitido pelo desenvolvimento da tecnologia de impressão 3D. Graças a esta é possível uma adaptação dos limites dos módulos que compõem a habitação à geometria do lote, incorporação de texturas tridimensionais nos seus elementos, o desenvolvimento de um sistema de parede eficiente inspirado no gaioleiro pombalino, e o uso de materiais sustentáveis e reciclados para a sua construção. Com a definição das premissas foram desenvolvidas “as casas”, de 4 tipologias diferentes, que preenchem o interior deste bairro e que definem o seu limite, e ainda “as adições”, através da reabilitação e adaptação de 3 moradias degradadas de escalas diversas, a um modo de habitar contemporâneo, consolidando o limite histórico do bairro.