Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
NOMEADO
ENTRE VISITAR E HABITAR A CIDADE
Universidade de Lisboa -
Faculdade de Arquitectura

reabitar na memória das janelas verdes
O presente projeto final de mestrado, “Entre visitar e habitar a cidade”, pretende estabelecer um diálogo entre os visitantes e os habitantes de Lisboa através da edificação de um equipamento cultural que pretende articular espaços do domínio privado e do domínio público. Aborda-se, como contexto de partida a ligação de dois polos turísticos desta cidade: O núcleo histórico central de Lisboa e a área monumental de Belém.
Ensaia-se a ligação através da composição de um percurso cultural que pretende utilizar edifícios devolutos e espaços expectantes, de modo a criar novas dinâmicas culturais na cidade, que sejam benéficas para todos os utilizadores da cidade.
Numa escala mais aproximada, o projeto centra-se na zona das Janelas Verdes, onde se propõe a reabilitação da antiga fábrica de cerâmica Constância e as Tercenas do Marquês, através do desenvolvimento de um projeto integrado, urbano e arquitetónico. Estes espaços apresentam-se como lugares de grande oportunidade no processo de reabilitação urbana, conservando a sua memória coletiva e ao mesmo tempo permitindo uma apropriação por diversas funções.
Esta reabilitação pretende também estabelecer ligações e percursos entre as duas cotas existentes, promovendo a relação entre o público e o privado e a construção do “lugar contínuo”. O programa deste projeto pressupõe reabitar estes espaços, através de uma reinterpretação formal dos elementos urbanos característicos da cidade de Lisboa, e assim dar lugar ao Cento de Artes [IN]Constância.