Archiprix Portugal
Portugues English
ÍNDICE PROJETO
MENÇÃO HONROSA
DESENHAR NA MEMÓRIA DE UMA QUINTA DE RECREIO
Universidade de Lisboa -
Faculdade de Arquitectura

Proposta de Reabilitação da Quinta Real de Caxias
A constatação do valor patrimonial e estético da Quinta Real de Caxias bem como da degradação deste lugar, que se reconhece como uma quinta de recreio, tipologia que se relaciona com as das villas italianas da antiguidade, gerou o desejo de propor a sua reabilitação de modo harmonioso e compatível com tais peculiaridades.
Propõe-se um novo parque urbano, que se complementa formal e programaticamente com o seu entorno, e cujo objecto propulsor e temático é uma escola de música, integrada no jardim da quinta. Deste modo, redesenhou-se a Quinta Real de Caxias segundo os sinais que se iam anunciando, sejam os construídos, paisagísticos ou urbanos, sob o ponto de vista histórico, formal, fenomenológico e semiológico.

Deste último, através de uma análise semiológica, retirou-se o significado primordial para esta quinta de recreio: a exaltação da Natureza. Este significado promove dois temas identificadores e caracterizadores destas quintas de recreio: a água e o jardim.

Estes, sendo primordiais e estruturantes neste trabalho, são elementos que se relacionam funcional e sensorialmente para com o indivíduo adequando-se sempre à particularidade intrínseca destas quintas de conciliar recreio e produção. Ter interiorizadas questões relacionadas, directamente, com a natureza humana, com o indivíduo que vai habitar o espaço, completa o projecto de arquitectura, aprimorando-o. Porquê, como e para quem se desenha.