Archiprix Portugal


...

Júri / Jury

Archiprix Portugal 2019

 

João Nasi Pereira

Arquiteto licenciado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, doutorou-se na Universidade de Sevilha.  Foi diretor do Curso de Arquitetura e professor da Universidade de Évora, assim como Professor na ARCA-EUAC (Coimbra).  Assessor e consultor da CME (Évora), do IPPAR (Évora) e Consultor na CCRA (Évora). Consultor Internacional do BANCO MUNDIAL e no CIES (Luanda, Angola).  Fundador e Presidente do NARE. Director adjunto do JÁ (Jornal Arquitectos), e Arquiteto da Câmara Municipal de Évora, além de profissional liberal.


 

Lígia Nunes

Licenciada em Arquitectura pela FAUTL e doutorada em Reabilitação Arquitectónica pelo Departamento de Construção da ETSA (Corunha, Espanha). Professora de Arquitetura desde 1997, é professora auxiliar na ULP e colaboradora do ISCTE. É membro do CEAU - FAUP, no grupo PACT - Património Arquitectura Cidade e Território, e membro do AWB – Actions Without Borders - UIA - União Internacional dos Arquitetos. Fundou a Arquitectos Sem Fronteiras Portugal (ASF-P) e é presidente da ASF-Int (Internacional).


 

João Oliveira

Em 2017 conclui o Mestrado em Arquitectura na FAUL e colabora com João Sousa Morais e Joana Malheiro na publicação das "Arquitecturas Lusófonas: Imaginar África". Entre 2017 e 2018 colabora na Diogo Aguiar Studio no Porto e na Learn Bi0n em Montemor-o-Novo. Em 2018 é reconhecido pelo seu trabalho ao vencer o Prémio Archiprix Portugal 2018 e ao ser shortlisted para o Young Talent Architecture Awards. Colabora desde 2018 com o atelier SAMI-arquitectos em Setúbal.


 

Rita Guedes

Arquitecta Paisagista licenciada em Engenharia Agrícola pela UTAD e mestre em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Greenwich, Londres. Colaborou na empresa EDAW, em Londres. Voltando a Portugal colaborou com ateliers de arquitectura, de arquitectura paisagista, de engenharia, com entidades privadas e públicas. Em 2017 cria o atelier Rita Guedes Arquitectura Paisagista.

Responsável pela coordenação e dinamização de um Grupo Operacional GO-ßio©horume no âmbito do Portugal 2020.


 

Pedro Baganha

Licenciado e mestre em arquitectura pela FAUP, exerceu a profissão liberal (1996-2013) coordenando projectos urbanísticos, habitacionais, de serviços e industriais. Foi docente numa escola de arquitectura de Coimbra, adjunto do Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto (2013-2017) e Administrador Executivo da GOP, EM. Atualmente é Vereador do Urbanismo, Espaço Público e Património na Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo Sociedade de Reabilitação Urbana E.M., S.A.


 

Teresa Almeida

Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1977), exerceu funções técnicas e diretivas na Câmara Municipal de Setúbal, onde foi responsável pela execução do Plano diretor Municipal de Setúbal e Vereadora da Habitação, Urbanismo e Obras Municipais da Câmara Municipal de Setúbal (1997 -2002). Foi Governadora Civil do Distrito de Setúbal (2005 -2007) e Diretora Municipal de Planeamento Urbano na Câmara Municipal de Lisboa (2007 -2010). Presidente da CCDR-LVT (2010-2012). Atualmente é Gestora do programa Operacional Mar 2020.


 

Guilherme Machado Vaz

Licenciado pela FAUP, colaborou no atelier de Eduardo Souto Moura (1996-1997). Na Câmara Municipal de Matosinhos, projectou e construiu o Centro Cívico e o Estádio de Custóias, a Esplanada no Jardim Basílio Teles, o Parque de estacionamento de Manhufe e a Casa da Arquitectura (ganhador do PNRU e Menção Honrosa dos Prémios FAD, 2018). Em seu atelier projetou a Casa do Vale no Gerês, a Casa de Afife e a reabilitação de uma casa na Foz do Douro. Trabalhou para o gabinete de David Chipperfield (2008-2010). Docente na ULP e no Politécnico di Milano.