Archiprix Portugal


< PREVIOUS • NEXT >
...

Júri / Jury

Archiprix Portugal 2020

 

Maria Manuel Godinho de Almeida

ESBAL e Escola de Arquitectura da Universidade de Yale, EU, (m.arch.) 1974.  Projecto e construção de 3 bairros cooperativos, programa Luso-Sueco de cooperação.  Em 1978 funda a Utopos com Duarte Cabral de Mello. Em 1993  Prémio Nacional de Arquitectura, Conjunto Arquitectónico, Desenho Urbano, Espaço Público, dado pela AAP e  pelo MPAT para o bairro da CHUT na Caparica .  EXPO’98, 1º Prémio no concurso, plano de pormenor e projectos de espaços exteriores, para a nova área urbana, 75 ha a Norte do recinto da Expo98. Professora auxiliar na Faculdade de Arquitectura da UTL entre 1980 e 2011, de Projecto e Teoria-Historia da arquitectura, e Coordenadora da licenciatura de Arquitectura. Representante de Portugal da Ordém dos Arquitectos  no Habitat working group da União Internacional dos Arquitectos. Menbro e Presidente do Conselho Nacional de Delegados (2014/17)


Andriy Shulyachuk

Licenciado e mestre em arquitetura pela FAUL (2018), foi eleito como vencedor do Archiprix Portugal 2019, com o trabalho sob o título “A Rua Como Elemento (Re)Estruturante na Cidade”. Colaborou no atelier Vão Arquitetos em Lisboa (2019) e desde 2020 é colaborador no atelier Sastudio no Porto.


Carlos Castanheira

Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto 76-81.
Viveu em Amsterdão de 1981 a 1990 onde trabalhou como arquiteto e frequentou o Curso de Arquitetura da Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam.
Em 1993 cria o escritório de arquitetura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos com a arquiteta Maria Clara Bastai. Desenvolvendo a sua atividade essencialmente no campo das obras privadas, tem participado em júris de concursos de arquitetura, conferências, orientando cursos, comissariado e organizado exposições, editando e publicando livros e catálogos.
Desde estudante que colabora com o arquiteto Álvaro Siza em projetos em Portugal, mas sobretudo no Estrangeiro. 


Paulo Pardelha

Paulo Pardelha (Lisboa 1972), concluiu a Licenciatura em Arquitetura pela Universidade Lusíada Lisboa em 1997 e o Curso de especialização em Arquitetura no Instituto de Pós-Graduações e Mestrados da Universidade Lusíada com a Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, tema “Arquitetura, Cidade e Mestiçagem” em 1999. Colaborou com o Arq.º João Lucas Dias (1996/1999) e teve atividade no seu Atelier entre 1999 e 2007. De 1999 a 2002 foi Assistente Convidado nas cadeiras de Projeto e Desenho Urbano do 5º ano da Licenciatura em Arquitetura da Universidade Lusófona. Docente Tutor no Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento Territorial da Universidade NOVA de Lisboa na cadeira de Projeto em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território em 2016/2017 e em 2018/2019.
Apoiou diversos estudos de natureza académica acerca do Concelho de Almada, no âmbito de licenciaturas, pós-graduações e mestrados e tem realizado várias conferências sobre Ordenamento do Território e Desenvolvimento Económico. Representa a Câmara Municipal de Almada nos Órgãos da Associação Europan Portugal. Em regime de exclusividade desde 2007 na Câmara Municipal de Almada, é responsável pela coordenação do processo de Revisão do Plano Diretor Municipal de Almada, desde 2008. Foi candidato pela Lista C – Arquitetos, Presente e Futuro - a Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem do Arquitetos para o mandato 2017/2019 É atualmente Diretor do Departamento de Planeamento Urbanístico na Câmara Municipal de Almada.


João Cerejeiro

Enquanto estudante colabora no Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, GUAL.
Licenciatura (Pré-Bolonha) em Arquitectura-Paisagista pela universidade de Évora
1988/92 Arquitecto –Paisagista no Instituto Português do Património Cultural (I.P.P.C.)
· Professor do curso de Formação de Jardineiros para Jardins Históricos (I.P.P.C. / A.P.A.P.).
1989 · Estabelecimento de atelier, onde coordena estudos de ordenamento do território, projectos de Desenho Urbano e de Intervenção no Património Classificado
· Membro de júri para concursos públicos.
Membro fundador da Associação de Defesa dos Espaços Verdes de Lisboa - Lisboa Verde.
Co-fundador e gerente da empresa Outdoor Partners.
Sócio da Associação In.Cidades
Vice-Presidente da A.P.A.P. – Associação Portuguesa de Arquitectura Paisagista.


Fatima Fernandes

Fatima Fernandes é Licenciada em Arquitectura pela ESBAP (1986) e Doutora pela ETSAM/Universidade UPMadrid. É docente na ESAP e arquitete na CANNATÀ & FERNANDES.
Foi Diretora do Curso de Arquitetura e do Departamento de Arquitetura da ESAP.
Foi coordenadora científica de publicações, exposições e seminários de arquitetura, e é co-autora de livros dos quais se destacam: Moderno Escondido, Edições FAUP, Arquitectura Portuguesa Contemporânea, ASA; Guia da Arquitetura Moderna do Porto, ASA.
Recebeu inúmeros prémios e foi convidada a proferir conferencias e a expor a sua obra projectos destacando-se: Bienal de Veneza; Trienal de Milão; Basílica Paladiana.
Tem obra construída em Portugal e no estrangeiro e as suas obras e projectos estão publicados em monografias, livros e revistas de arquitectura de âmbito Internacional.


Jorge Marum

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto em 2004. Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Doutorado em Arquitectura pela Universidade da Beira Interior. Master em Photography and Urban Cultures pela Goldsmiths University of London. Professor Auxiliar do MIA da Universidade da Beira Interior. Regente de PROJECTO V e Coordenador do 5º ano do MIAUBI. Coordenador Científico do Pólo do CIAUD sediado na UBI. Membro colaborador do CEAU-FAUP.  Director e editor da revista científica de arquitectura, BRANCA.  Arquitecto fundador da Neto&Marum Arquitectos desde 2016.